ESALQ faz estudos que mostra fatores de impacto para frete

Caminhões-Mercedes-Benz O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, da USP/ ESALQ, desenvolveu um estudo baseado em um modelo econométrico (conjunto de ferramentas estatísticas cujo objetivo é entender a relação entre variáveis econômicas por meio de cálculos matemáticos) para o transporte de açúcar, soja, farelo de soja e milho, que permitiu identificar os fatores que mais afetam o valor final dos custos logísticos e do frete dessas commodities.

A pesquisa, que também levou em conta o impacto causado pela legislação e pela presença de alternativas modais no valor final do frete, englobou 500 rotas rodoviárias em importantes corredores de transporte brasileiros. Uma das conclusões a que se chegou foi que distância, pedágio, destino de viagem, qualidade da via e tipo de carga são fatores que aumentam os custos do transporte enquanto que a qualidade da rodovia e a existência de alternativas ferroviárias reduzem este custo.

O estudo mostra, por exemplo, que a boa qualidade das vias evita perda de produto durante a viagem, que dura menos tempo, além de danificar menos os veículos e ocasionar redução do consumo de combustível. Tudo isso, por exemplo, diminui o valor do frete.

De acordo com Thiago Guilherme Péra, pesquisador e Engenheiro Agrônomo que é um dos responsáveis pelo levantamento, esse estudo fornece subsídios para a tomada de decisão do setor público, podendo refletir em investimentos de infraestrutura e proposição de políticas públicas que visem reduzir custos logísticos, particularmente do setor agroindustrial, visto que é um setor altamente impactado pela logística”.

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