Grande parte dos condutores fazem manutenção apenas nos freios do cavalo mecânico, e acabam esquecendo de fazer a revisão periódica do implemento que rebocam. Este tipo de negligência faz com que o freio do caminhão fique com o trabalho de parar também o semi reboque.
Através de pesquisa realizada pela Mercedes-Benz foi constatado que 100% das carretas analisadas estavam equipadas com freio a tambor e, entre esses, 50% tinham folga entre a lona e o tambor acima do valor especificado que é de, no máximo, 0,7 mm. Para se ter uma ideia do risco que este detalhe produz, basta saber que uma folga de 2 mm, por exemplo, faz com que a força de frenagem perca 90% de sua eficiência e a distância total do processo de parada aumentou em 26%.
A área de Global Trainning da Mercedes-Benz preocupando-se com esses e outros diversos fatores produziu a cartilha Manutenção de Freios de Carreta. O material traz dicas valiosas para o condutor atentar para o sistema de frenagem da composição, como verificar as espessuras das lonas e condições dos tambores de freios e observar sempre o desgaste dos pneus.
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