Tecnologia em Smartphones para conseguir fretes melhores e mais rápidos

LUEG_Mercedes-Benz_Nutzfahrzeuge_Lkw_-_Der_neue_Actros_galerie8Aplicativos capazes de localizar fretes disponíveis de acordo com a trajetória do caminhoneiro, estão mudando a maneira com a qual as transportadoras e caminhoneiros se relacionam; permitindo ao caminhoneiro autônomo adquirir renda extra e diminuir o tempo de espera por cargas.

Entre os principais fatores que podem afetar a rentabilidade de uma operação de transporte de carga está o retorno vazio. O caminhoneiro, responsável pela busca do frete, é diretamente afetado pela falta de carga. Sem o frete de retorno, o transportador autônomo não adquire a renda extra que poderia ser gerada através do retorno cheio, além de diminuir a produtividade do caminhão. Ou seja, o retorno vazio demonstra-se inviável e indesejável não só para a empresa, mas também para o caminhoneiro autônomo, que também é diretamente afetado por essa problemática.

Vencido o entrave de aquisição de carga para retorno, o que pode ser uma fonte de desvantagem pode se tornar uma importante fonte de diferenciação e rentabilidade. O frete de retorno é capaz de diminuir os custos para embarcadores, aumentar o rendimento dos caminhoneiros, além de reduzir o trânsito de caminhões dentro das cidades.

De acordo com ISO 14001, uma política ambiental visa a melhoria contínua das atividades, produtos e serviços, com o objetivo de minimizar ou reduzir os seus impactos sobre o ambiente. O frete de retorno também interage nesse ponto, pois é capaz de promover a redução no consumo de combustível, o que minimiza os impactos ambientais gerados através da emissão de gases poluentes.

Algumas empresas, motivadas por esses fatores, tem desenvolvido ferramentas capazes de modificar o quadro atual do mercado de transporte. A aquisição de frete de retorno pode ser um processo dificultoso, não só quando falamos em novos contratos, mas também pela diferença de fluxo entre cidades.

Pensando nisso, a Sontra desenvolveu o aplicativo, capaz de localizar fretes disponíveis de acordo com a trajetória do caminhoneiro, com o objetivo simplificar e facilitar o relacionamento entre embarcadores e transportadores.

A proposta da Sontra pode impactar o mercado de transporte, pois aproveita-se dos avanços da tecnologia de celular. Através do aplicativo, o caminhoneiro autônomo tem acesso à informações sobre os fretes, o que facilita o processo de busca de fretes por múltiplas variáveis; cidade de coleta, cidade de destino e tipo de frete. Dessa forma o aplicativo possibilita novos negócios na viagem de volta permitindo uma diminuição nos gastos e a maximização da rentabilidade do negócio.

SontraGo! promete informação, praticidade e rapidez aos seus usuários, além de se tratar de um aplicativo gratuito e de fácil utilização. Atualmente são mais de 3.500 fretes disponibilizados na ferramenta cada semana. É uma proposta inovadora, mas que nos permite crer que, talvez, os caminhões vazios estejam com seus dias contados.”

Para ler mais notícias, clique em  blog.juizdeforadiesel.com.br . Informações sobre a Juiz de Fora Diesel visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *