Mercedes Actros que dirige sozinho já roda na Europa

A Daimler começou a testar uma tecnologia de condução autônoma nas estradas da Europa. Trata-se de não apenas um, mas três caminhões Mercedes-Benz Actros que não precisam de motorista. O primeiro veículo funciona como o “guia” do comboio, que “puxa” os outros caminhões através de conexão remota V2V (Vehicle To Vehicle), onde um veículo se comunica com o outro ao lado para evitar batidas.

blog

O primeiro Actros do comboio utiliza câmeras, sensores e um radar para detectar o tráfego na rodovia e manter sua velocidade. Também é utilizado um sistema de GPS para guiar o caminhão na direção correta. Os outros veículos do comboio copiam o primeiro veículo e seguem a mesma rota. De acordo com a Mercedes-Benz, este tipo de veículo autônomo pode reduzir o consumo de combustível em até 10%, além de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

O tempo de reação do sistema é de 0,1 segundo, bem superior ao tempo de reação humano que fica em torno 1,4 segundo. Cada um dos veículos do comboio mantém uma distância de 15 metros entre si. Mesmo sendo uma tecnologia avançada, a Daimler alerta que é sempre necessário ter um motorista atento por trás do volante. Atualmente estas unidades do Highway Pilot Connect rodam da Alemanha para a Holanda.

Não deixe de acessar o nosso site e seguir nossa página no Facebook para acompanhar mais novidades da Mercedes-Benz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *