PRF fará operação para fiscalizar jornadas de trabalho de caminhoneiros

PRF e MP irão fiscalizar jornadas de trabalho dos caminhoneirosA PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Ministério Público do Trabalho, logo depois do carnaval, irão fazer uma megaoperação nas estradas do país para fiscalizar transportadoras e  caminhoneiros autônomos para que cumpram os novos limites de jornada de trabalho definidos na Lei do Descanso, aprovada em 2012.

Estima-se que cerca de 60% das transportadoras de carga não cumpra a lei que elimina a jornada livre, e o motivo é que o custo das viagens fica bem maior, pois a lei atinge em cheio a produtividade dos 1,7 milhão de caminhões que formam o transporte de cargas no Brasil.

De acordo com um levantamento do ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), a legislação vai elevar o custo do transporte, na média, em 14%, que equivale a aproximandamenteR$ 28 bilhões, em 2013.

O principal objetivo da nova lei do descanso é coibir a sobrejornada de trabalho (acima de dez horas para funcionários de transportadoras e de 12 horas para autônomos) e os acidentes que derivam dessa prática.

Para ler mais notícias, clique em  blog.juizdeforadiesel.com.br . Informações sobre a Juiz de Fora Diesel visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *