Faixa reflexiva, você sabe como devem ser usadas?

Todo bom caminhoneiro sabe da importância das faixas reflexivas, que têm a função de refletir a luz de forma que o seu veículo não passe desapercebido pelos demais motoristas. Mas existem algumas especificações que devem ser seguidas. Você sabia?

juiz-de-fora-diesel_mercedes-benz_faixa-reflexiva

A importância da homologação

Pode parecer besteira, mas as faixas falsificadas e não homologadas pelo Contran podem prejudicar a sua segurança. Algumas possuem refletividade menor ou até mesmo nula, apenas imitando as cores. Muitas delas apresentam características visíveis a olho nu. Um bom exemplo são as que, ao receberem intensa luz solar, aparentam uma tonalidade furta-cor, quando não deveria haver reflexo algum.

As especificações técnicas das faixas reflexivas

A legislação de trânsito é bem clara: as faixas reflexivas devem apresentar 500 cd.lx/m² no ângulo 0.2/-4 e devem ser trocadas a cada 7 anos ou menos, dependendo do estado de conservação. Portanto, sempre exija a sua nota fiscal e a comprovação de que o produto é regularizado. Elas devem ser afixadas nas laterais e na traseira do veículo, ao longo da borda inferior, alternando os segmentos de cores vermelha e branca, dispostos horizontalmente, distribuídos de forma uniforme e cobrindo, no mínimo 33,33% da extensão das bordas laterais e 80% das bordas traseiras dos veículos, além dos para-choques e dos cantos superiores dos veículos tipo baú.

Mercedeiro, esteja com as faixas refletivas sempre em dia, afinal, elas contribuem para evitar acidentes.

Para outras dicas, siga nossa página no Facebook e acompanhe as novidades da Mercedes-Benz em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *