Confira dicas de posição adequada ao volante

Blog-700x466Motoristas que cruzam o país de ponta a ponta diariamente passam mais tempo na estrada do que em suas casas e, mesmo com toda a experiência ao volante, alguns esquecem de que a maneira certa de sentar e conduzir o veículo ajudam a evitar o desgaste físico e situações de perigo. Além disso, contribuem para o aumento da segurança no trânsito.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a sua apostila de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, são várias as atitudes que o condutor pode ter como medida de segurança. Inicialmente, segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando 9 horas e 15 minutos, contribui com a visualização do painel e facilita o acesso aos comandos do veículo. Quanto ao cinto de segurança, é importante que esteja ajustado firmemente e passe sobre o peito, nunca sobre o pescoço.

Outras medidas simples também podem ser adotadas desde já para que se tenha um trânsito mais seguro e com menos acidentes. Confira:

. Ao dirigir, mantenha braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões;

. Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, com o objetivo de chegar o mais perto possível de um ângulo de 90 graus;

. O encosto da cabeça deve estar de acordo com a sua altura, de preferência na altura dos olhos;

. Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo;

. Somente apoie os pés nos pedais quando estiver usando-os;

. Os calçados devem estar bem fixos aos pés, para que os pedais sejam acionados rapidamente e em segurança;

Para ler mais notícias, clique em  blog.juizdeforadiesel.com.br . Informações sobre a Juiz de Fora Diesel visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *