A sua segurança na estrada passa pela qualidade do seu caminhão. Não estamos falando da escolha pelo melhor caminhão e sim das condições do veículo. Mesmo um caminhão Mercedes-Benz, planejado para oferecer conforto e segurança nas estradas, precisa estar em perfeitas condições para cumprir com o prometido.
Muitos caminhoneiros não dão a devida atenção à manutenção preventiva (antes que apresente algum defeito) de seus brutos. Ignorar esse cuidado pode comprometer a sua segurança e aumentar muito os seus gastos futuramente. Em muitos casos, a manutenção corretiva (depois que quebrou) gera um custo muito maior, já que, em alguns casos, a peça defeituosa sobrecarrega e danifica outras peças ligadas a ela.
Confira algumas dicas para você seguir na hora de fazer a manutenção preventiva, garantir a sua segurança nas estradas e economizar com manutenção corretiva.
01 – Fique atento aos prazos
Os fabricantes indicam o prazo máximo entre as manutenções. Respeite o tempo determinado, pois muitas vezes ele representa o fim da vida útil das peças. Tentar prolongar esse prazo é um dos principais motivos com gastos de manutenção corretiva. Como já citamos, peça defeituosa sobrecarrega e danifica outras peças ligadas a ela.
02 – Atenção a qualquer sinal de fumaça
Qualquer caminhoneiro experiente sabe que fumaça saindo do caminhão não é bom sinal. A fumaça que sai do escapamento é um grande indicativo de problemas no caminhão. Dependendo da cor, os problemas podem estar associados ao motor, catalizador ou entrada de óleo.
03 – Fique de olho no óleo retirado do motor
Um dos princípios básicos para qualquer motorista e a checagem e troca do óleo regularmente. Por isso, hoje, não vamos focar na necessidade de trocar o óleo e sim na qualidade. Nas trocas de óleo, é muito importante checar o óleo que está sendo retirado do motor, pois ele pode dar dicas sobre algum problema. Caso tenha resíduos metálicos ou aspecto muito sujo, procure um mecânico.
04 – Observe as reações do Câmbio
O seu câmbio demonstra muita coisa sobre o seu caminhão. Qualquer sinal de dificuldade para realizar as trocas de marcha ou barulho incomum pode indicar um provável problema na transmissão ou embreagem. Viu alguma diferença, procure um especialista.
05- Perda de potência
Fique atento ao desempenho do seu caminhão. Caso o seu Mercedes-benz comece a perder potência, faça um check-up das velas, unidades injetoras e filtro de ar. Eles podem ser os responsáveis por isso.
06 – Suspensão
O seu caminhão Mercedes-Benz foi planejado para oferecer estabilidade e segurança nas estradas. Aos primeiros sinais da cabine ou carroceria balançando ou quicando em excesso, suspeite de algum problema no amortecimento e leve o veículo para uma manutenção preventiva. Negligenciar esses sinais pode comprometer a segurança e estabilidade do caminhão.
Para saber mais acesse nosso site e siga nosso Facebook para manter-se por dentro das novidades da marca.